I SEMANA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE 25 A 29 DE ABRIL.

03 de Maio de 2022 | Saúde

A Prefeitura de Tupirama realizou a I semana de vigilância em saúde de 25 a 29 de abril.

Na última semana de abril (25 a 29), a prefeitura municipal de Tupirama, por meio da secretaria de saúde, executou através do departamento de vigilância sanitária e vigilância epidemiológica a “I semana de vigilância em saúde” com ações de promoção, proteção e prevenção de agravos a saúde da população, dando ênfase nas doenças vetoriais como Dengue, Zika, Chikungunya e Chagas juntamente com as secretarias parceiras da infraestrutura, agricultura e meio ambiente, esportes e turismo, secretaria da educação, estratégia saúde da família - ESF e núcleo ampliado da saúde da família - NASF.

No decorrer da semana foram ofertadas atividades como: Teatro nas escolas municipais com intuito de sensibilizar os alunos de forma lúdica sobre as doenças vetoriais (Dengue, Zika e Chikungunya), a gravidade destas doenças e orientações sobre combate do vetor além de exaltar que a prevenção depende de ações ambientais de cada cidadão.

Mutirão de Combate ao mosquito Aedes Aegypti com intuito de eliminar possíveis criadouros, evitar a proliferação de larvas, e, minimizar a propagação das doenças causadas pelo vetor.

Treinamento dos agentes comunitários de saúde acerca da doença de chagas, visto que no ano de 2022, já foram capturados barbeiros positivos no município.

Fiscalização sanitária em estabelecimentos comerciais do município e profissionais autônomos formais e informais, com entrega de cartilha contendo informações de como a vigilância sanitária atua e como são executadas as ações de vigilância sanitária além de um guia de boas práticas.
Também, foi realizada através da secretaria de infraestrutura a mobilização para limpeza da cidade, coleta de lixo e entulhos.

Clique na imagem para expandir